Quais as regras para a utilização de tubos de aço galvanizado a fogo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O Tubo galvanizado a fogo é um dos produtos mais populares do mercado. Usado amplamente no desenvolvimento de infraestruturas de prédios e em projetos de construção civil, ele é um item muito valorizado devido às suas características.

O processo de galvanização pelo qual tubos deste tipo passam em sua fabricação, vide o Tubo de aço carbono galvanizado, faz com que os itens adquiram maior dureza e resistência, oferecendo uma relação de custo x benefício superior em relação à outros produtos.

Entre as características mais importantes que fazem o Tubo galvanizado a fogo ser tão popular, é possível destacar sua resistência à corrosão, período longo de vida útil e durabilidade, a facilidade de aplicação em projetos e a maior condutividade dos tubos.

Em ambientes industriais e infraestruturas prediais, estas características se fazem muito importantes pois garantem que o produto seja utilizado em aplicações expostas e estruturas cobertas, oferecendo eficiência e total segurança ao local.

A utilização de um Tubo de aço carbono galvanizado é mais recomendada quando comparamos o produto com tubos e conduítes comuns, no entanto, quais são as regras que devem ser seguidas para utilização de Tubo galvanizado a fogo em projetos? Descubra abaixo:

●    Normas de instalações de tubos


Para aplicar tubos galvanizados em projetos de construção civil, comercial e industrial, é necessário atender a uma série de normas de instalações de tubos. Estas normas são responsáveis por regulamentar e supervisionar com segurança o desenvolvimento de projetos para diversas áreas da sociedade, tanto em via pública quanto privada.

As normas que deverão ser consultadas variam de acordo com o tipo de instalação de tubo galvanizado necessária no projeto, sendo possível destacar:

• ABNT NBR 9256 (Montagem de tubos e conexões galvanizados para instalações prediais de água fria);

• ABNT NBR 7198 (Projeto e execução de instalações prediais de água quente);

NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais);

• ABNT NBR 15358 (Rede de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa);

• ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão);

• ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas, sendo dividida em 35 partes nas quais cada uma específica um determinado tipo de instalação em atmosfera explosiva).

●    Ambientes para aplicação do Tubo galvanizado a fogo


Como dito acima, o Tubo galvanizado a fogo é um item bastante usado em infraestruturas prediais e ambientes da indústria. Se atentar ao ambiente para aplicação dos tubos galvanizados também é uma recomendação dos profissionais do segmento.

Em geral, tubos galvanizados, como o Tubo de aço carbono galvanizado, são utilizados em instalações hidráulicas de todos os tipos, redes de condução e distribuição de ar comprimido e na condução de gases e fluídos, principalmente no ambiente industrial.

Se atentar ao tipo de ambiente e projeto no qual os tubos galvanizados serão utilizados é fundamental para consultar as normas de instalação adequadas, garantindo eficiência na execução dos projetos e segurança após sua conclusão.

Sabe onde você encontra tubos galvanizados pelo melhor preço do mercado? Na Montana Tubos! Conheça nossa loja virtual e aproveite as ofertas em nossa linha de tubos e conexões galvanizadas! Visite nosso site!



Comentários no Facebook